De Fato Toda A Informação Existente Sobre Gestão Ambiental Gera Conhecimento Aos Funcionários?
Informações
Código: APS793
Divisão: APS - Administração Pública e Gestão Social
Tema de Interesse: APS-C - Gestão Social e Ambiental
Autores
Marcio Silva Borges, Heloísa Guimarães Peixoto Nogueira
Resumo
O objetivo deste estudo é o de verificar se o conhecimento ambiental gerado emuma fábrica cervejeira fluminense, através do uso de tecnologias de informação, disponíveisna organização e que tem papel importante na comunicação interna, resulta em conhecimentoaos funcionários da área comercial. Para atingir tal objetivo foi realizado um estudo de casocom abordagem descritiva de característica qualitativa. Para a coleta dos dados primáriosforam realizadas entrevistas estruturadas com o corpo gerencial e colaboradores dodepartamento comercial da empresa, visitas in loco para observação direta, e para a coleta dedados secundários, pesquisa em documentos legais e relatórios de controle da empresa, alémda revisão da literatura técnica pertinente. Os resultados obtidos junto aos líderesentrevistados apontaram uma expressiva influência do conceito de gestão ambiental utilizadono programa de competências gerenciais e seu foco está centrado no aprendizado e nodesenvolvimento pessoal. Para os liderados, o significado não está claro: a não utilização dacomunicação para a criação de um significado compartilhado de gestão ambiental. Ao final doestudo, foi proposta a implantação de um Programa de Educação Ambiental visandotreinamentos específicos para a área comercial.
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