Modelos de Gestão do Risco de Inadimplência - Uma aplicação ao Segmento Educacional
Informações
Código: FIN2534
Divisão: FIN - Finanças
Tema de Interesse: FIN-B - Finanças Corporativas
Autores
Marcelo José Vieira de Melo Sobrinho, Charles Ulises De Montreuil Carmona
Resumo
O crescimento da inadimplência escolar verificado em anos recentes tem aumentadoa preocupação dos gestores quanto ao equilíbrio financeiro de suas instituições. É diante destecontexto que a gestão do risco creditício tem se tornado uma questão de suma importânciapara as instituições de ensino, e o credit scoring apresenta-se como uma possível alternativapara superar as limitações inerentes aos participantes deste mercado, ao passo que possibilitao gerenciamento ativo do risco de crédito. A utilização deste tipo de modelagem na previsãoda inadimplência dos serviços educacionais foi testada través das técnicas de Redes NeuraisArtificiais e da Regressão Logística. Os resultados obtidos demonstraram que o credit scoringé um método viável, pois supera o índice de acerto pelo critério de chances, e é capaz derealizar previsões com índices de acurácia de até 88,52%. Os resultados obtidos pelosdiferentes modelos demonstram que não há uma supremacia de uma técnica sobre a outra,pois os desempenhos obtidos pelas Redes Neurais e pela Regressão Logística sãoequivalentes.
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