Impacto do Desenvolvimento de Produtos sobre a estratégia da Subsidiária: o caso do setor automotivo brasileiro
Informações
Código: ESO1077
Divisão: ESO - Estratégia em Organizações
Tema de Interesse: ESO-B - Gestão Internacional
Autores
Marcos Amatucci, Roberto Carlos Bernardes
Resumo
O artigo recupera a discussão sobre a estratégia das subsidiárias na literatura, desde suasubordinação conceitual à estratégia da empresa multinacional (EMN) como um todo até aconceituação dos Centros de Excelência; e analisa o impacto do desenvolvimento de produtoem subsidiárias brasileiras de EMNs do setor automotivo. O estudo foi feito em duasmontadoras que desenvolveram carros no Brasil, a General Motors do Brasil (GMB) e aVolkswagen do Brasil (VWB), com a utilização de técnicas de Grounded Theory. Osresultados indicam que as subsidiárias ganharam mandatos globais/regionais especializadospor linha de produto, na área de engenharia (segundo o referencial de estratégia dasubsidiária) ou formaram-se Centros de Excelência Especializados, segundo este outroreferencial. Evidências indicam que o grau de maturidade atingido pelas subsidiárias eliminao gap tecnológico e indica o fim da prática de administração internacional do ciclo de vida doproduto no Brasil, ao contrário do que acontece em outros países emergentes onde estasempresas atuam.
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