Estratégias de Internacionalização e Práticas Integradas de Gestão entre Agentes Locais e Expatriados e seus Efeitos Sobre o Conteúdo Estratégico de Empresas Multinacionais
Informações
Código: ESO723
Divisão: ESO - Estratégia em Organizações
Tema de Interesse: ESO-B - Gestão Internacional
Autores
Zandra Balbinot, Sérgio Bulgacov, Yara Lucia Mazziotti Bulgacov, Maria Emilia Dionisio
Resumo
O campo de estratégias de internacionalização geralmente orienta suas investigaçõessobre as atividades internacionais das empresas com governos locais, competidores e comfuncionários. Partindo do pressuposto que a internacionalização requer decisões coerentes delongo prazo e um aporte de recursos considerável, bem como de práticas organizacionaiseficazes esse estudo define seu foco, indagando: de que forma as estratégias deinternacionalização e as práticas relacionais entre os gestores locais e os gestores expatriadosafetam o conteúdo estratégico das empresas multinacionais? Através das pesquisas empíricasoriundas da aplicação futura desse trabalho, as empresas multinacionais poderão compreendermelhor o processo de transferência de práticas de gestão, ajudando-as no alcance deresultados positivos de forma mais rápida e efetiva. No campo teórico, a associação de teoriaspresentes em áreas da gestão estratégica e internacional assim como da sociologia e psicologiacontribuem para ampliar o escopo e visão presentes nas pesquisas sobre os conflitos entreagentes locais e expatriados da empresa multinacional. O presente ensaio teórico agrega aindaum novo fator a essa discussão, ou seja, a relação entre a transferência das práticas entrematriz e filiais e entre filiais e o resultado obtido através dessa integração.
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