EnANPAD 2008

Trabalhos Apresentados


A FORMAÇÃO DE ESTRATÉGIA: UM ESTUDO MULTI-CASOS NA EDUCAÇÃO SUPERIOR DE SANTA CATARINA - S.C


Informações

Código: ESO2742
Divisão: ESO - Estratégia em Organizações
Tema de Interesse: ESO-A - Estratégia em Organizações

Autores

João Roman Neto, Carlos Ricardo Rossetto

Resumo

O objetivo deste artigo é, a partir da tipologia de Hart (1992), estudar o processo de formaçãode estratégia nas duas maiores Instiituições privadas de Ensino Superior (IES) de SantaCatarina. Adotou-se procedimentos metodológicos qualitativos. Os dados foram coletadosatravés de entrevistadas focalizadas realizadas através de um roteiro semi-estruturadoaplicadas em 26 gestores. A análise e tratamento dos dados ocorreram pelo método de análisede conteúdo. O processo de formação de estratégia nas IES caracterizou-se comopredominantemente racional. Os gestores monitoram o ambiente coletando informaçõesinclusive com os funcionários para através do planejamento da IES, de antecipar e controlaras possíveis problemáticas, de controlar a execução das atividades através de normatizações esistemas organizacionais da IES, de divisão de tarefas entre gestores que elaboram eplanejam, sistematizam e formalizam as atividades e objetivos e controlam a implementaçãoque é restrita aos funcionários. Por fim, os casos analisados demonstraram que, na maioria dosentrevistados, a análise da formação das estratégias, segundo a tipologia de Hart (1992), secaracterizou como híbrida sendo que comportamento estratégico adotado estava diretamenteassociado com o contexto da decisão

Abrir PDF