A Participação Na Lista De Empresas Com Melhores Práticas Para Com Os nFuncionários E Seu Impacto Na Performance: Um Estudo Empírico Sob A Lógica Da RBV (RESOURCE-BASED VIEW)
Informações
Código: CON2181
Divisão: CON - Contabilidade
Tema de Interesse: CON-B - Contabilidade Gerencial
Autores
Ludwig Agurto Berdejo, Reinaldo Guerreiro
Resumo
Neste trabalho empírico, procuram-se evidências do impacto na performance das empresasdecorrente da participação da organização na lista de empresas com melhores práticas paracom os seus empregados (MPE). O trabalho sustenta-se no construto da resource-based view(RBV) da empresa, estruturado em Barney (1991), entendendo a presença da empresa naslistagens de MPE como um recurso idiossincrático e difícil de ser imitado, o que leva aconsiderar este recurso como uma fonte de vantagem competitiva sustentável. O objetivodeste trabalho é verificar se a presença constante na lista de MPE no período de 2004 a 2006proporciona uma performance financeira, medida pelo ROA e ROE, e de mercado, medidapelo Q de Tobin, superior em relação a um grupo de empresas comparáveis incluídas dentrode um grupo de controle. O período completo da análise compreende de 2001 a 2006, tendosido testados 26 pares de empresas. Usando o Teste Wilcoxon, observou-se que, para o ano de2006, as amostras apresentam uma diferença significativa ao nível de 5% para o ROA e de3% para o ROE evidenciando um melhor desempenho das empresas pertencentes à lista deMPE. Adicionalmente, usando a técnica de dados em painel, observou-se que a variável quedenota a quantidade de participações que a empresa possui na listagem das MPE para operíodo de 2001 a 2006 apresenta significância para um nível menor do que 10%,contribuindo para o modelo do valor da empresa medido pelo Q de Tobin. Desta forma, estetrabalho traz evidências que contribuem para demonstrar que a performance foi positivamenteimpactada pela sustentação de capacidades intangíveis e socialmente complexas. Com asustentação destas capacidades podendo dificultar a sua imitação por concorrentes atuais efuturos.
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