Estratégias de Legitimidade Organizacional de Lindblom (1994) Predominantes nos Relatórios da Administração do Período de 1997 a 2006 de Empresas Familiares
Informações
Código: CON304
Divisão: CON - Contabilidade
Tema de Interesse: CON-B - Contabilidade Gerencial
Autores
Ilse Maria Beuren, Marines Lucia Boff
Resumo
O estudo objetiva identificar as estratégias de legitimidade organizacional de Lindblom(1994) predominantes na evidenciação ambiental e social dos relatórios da administração doperíodo de 1997 a 2006 de empresas familiares brasileiras. A pesquisa exploratória teve comouniverso as maiores empresas por faturamento da Revista Exame - Melhores e Maiores,edição 2006, ano-base 2005. Identificaram-se 21 empresas familiares de capital aberto e decontrole acionário brasileiro, mas o estudo longitudinal foi realizado nas 16 empresas quepublicaram seu relatório da administração nos últimos 10 anos, capturados no sítio daBovespa e das empresas. Na análise dos dados foi utilizada a técnica de análise de conteúdodas mensagens contidas nos relatórios da administração, relacionadas à evidenciaçãoambiental e social. Os resultados da pesquisa mostram que, de maneira geral, as empresaspesquisadas utilizaram-se das quatro estratégias de legitimidade organizacional propostas porLindblom (1994), em conjunto ou isoladamente. Conclui-se que os resultados da pesquisaapresentam semelhanças com os achados de outros estudos relacionados às estratégias delegitimidade de Lindblom (1994), sendo que, tanto nas estratégias de evidenciação ambientalcomo social, há predomínio respectivamente da 3ª e da 2ª estratégia de legitimidade.
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