GOVERNANÇA CORPORATIVA E DESEMPENHO EM INSTITUIÇÕES PRIVADAS DE ENSINO SUPERIOR - UM ESTUDO DE CASO EM MINAS GERAIS
Informações
Código: CON2305
Divisão: CON - Contabilidade
Tema de Interesse: CON-A - Contabilidade para Usuários Externos
Autores
Alexandre Pompeu dos Santos
Resumo
O objetivo deste artigo é apresentar o resultado de um estudo de caso sobre uma Instituição deEnsino Superior - BETA, que visou analisar as relações entre a estrutura de propriedade econtrole e as práticas de governança corporativa com o desempenho. O trabalho estuda essarelação a partir de uma abordagem qualitativa. Para obtenção dos dados foram realizadasentrevistas semi-estruturadas, junto aos principais dirigentes da instituição de ensino, eprocedidas visitas para coleta de dados do período de 2002 a 2005. Outros dados foramobtidos nos sítios do Ministério da Educação e Cultura e do Instituto Nacional de Estudos ePesquisas Educacionais Anísio Teixeira na internet. Os resultados apontam a existência derelações entre a governança corporativa na instituição de ensino superior e seu desempenho.A instituição pesquisada instituiu comitês para auxiliar a administração e, em curto espaço detempo, apresentou melhora representativa em seus resultados. Por outro lado, não foi possívelverificar, com tanta nitidez, uma relação direta entre a governança corporativa e odesempenho acadêmico na instituição pesquisada, o que não significa que ela não exista. Otrabalho contribui com o debate sobre as práticas de governança corporativa nas instituiçõesde ensino superior e com fortes indicativos da relação entre governança e desempenho.
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