Gerenciamento de Resultados: Estudo do Efeito Regulação e Eleições Presidenciais no Mercado de capitais Brasileiro
Informações
Código: CON2187
Divisão: CON - Contabilidade
Tema de Interesse: CON-A - Contabilidade para Usuários Externos
Autores
Marcio de Souza e Silva, Fernando Caio Galdi
Resumo
O presente trabalho analisa o efeito da regulação econômica e eleições presidenciais nogerenciamento de resultados de companhias abertas com ações listadas na Bovespa, noperíodo de 1993-1995; 1997-1999; 2001-2003 e; 2005-2007, agrupadas em setores reguladospelo governo: 1-Energia, Gás e Petróleo; 2-Telecomunicações; 3-Transporte Aéreo;Ferroviário e Aquaviário; 4-Água e Saneamento e; 5-Saúde e Educação; e setores menosregulados: 1-Comércio; 2-Construção; 3-Mineração, Carvão e Papel Celulose; 4-IndústriaMetalúrgica, Siderurgia e Mecânica e; 5-Indústria Têxtil. Para isso utilizou-se o modeloproposto por Han e Wang (1998), estruturado a partir dos trabalhos realizados por Jones(1991); Cahan (1992), Dechow, Sloan & Sweeney (1995) e Kang & Sivaramakrishna (1995).Os resultados evidenciam indícios de que as companhias manipularam seus accruals nacontabilidade para gerenciarem seus ganhos em ano político, confirmando que a atençãopública interfere nos ganhos das companhias e, consequentemente, na informação contábil. OR² no modelo obteve na análise estatística maior poder explicativo no período 1993-1995(92,24%) e 2001-2003 (96,80%).
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