A Auditoria Interna das Empresas Listadas no Novo Mercado e nos Níveis 1 e 2 de Governança Corporativa da BOVESPA
Informações
Código: CON842
Divisão: CON - Contabilidade
Tema de Interesse: CON-A - Contabilidade para Usuários Externos
Autores
Joaquim dos Santos Barros, Márcia Martins Mendes De Luca, Marcelle Colares Oliveira, Marcus Vinicius Veras Machado
Resumo
A auditoria interna desempenha papel importante no sistema de governança corporativa. NoBrasil, exceto para bancos e empresas estatais, a auditoria interna não é obrigatória. Apesquisa analisa as características da auditoria interna das empresas listadas no NovoMercado e nos níveis 1 e 2 de governança corporativa da BOVESPA. Trata-se de estudoexploratório-descritivo, delineado por pesquisa bibliográfica, documental e levantamento,mediante aplicação de questionário, respondido por 27 das 71 empresas às quais foi enviado,investigando características quanto (1) à existência da auditoria interna, (2) ao reportefuncional, (3) à atividade, e (4) à governança corporativa. Apenas 3 das empresasrespondentes não possuem auditoria interna, e, das 24 que possuem, em 16 delas, a auditoriainterna se reporta ao comitê de auditoria ou ao conselho de administração. Existe maioraderência da auditoria interna com as boas práticas de governança corporativa em que ofuncionamento daquela não é voluntário. A pesquisa revela que o escopo e o processo detrabalho da auditoria interna são afetados pela adesão das empresas aos princípios e às boaspráticas de governança corporativa.
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