O Reflexo dos Gastos Públicos nas Receitas das Empresas que Realizam suas Operações Mercantis Predominantemente no Mercado Nacional: Um Estudo no Período de 2002 a 2006.
Informações
Código: CON676
Divisão: CON - Contabilidade
Tema de Interesse: CON-A - Contabilidade para Usuários Externos
Autores
Pedro Lopes de Araújo Neto, Valdério Freire de Moraes Júnior, Thaiseany de Freitas Rêgo, Thayse Priscila Filgueira de Melo
Resumo
Uma das principais funções de uma empresa é obter lucro. Contudo, sua existênciaproporciona benefícios à sociedade devido à geração de empregos, pagamento de tributos epotencializando o desenvolvimento econômico. No modelo keynesiano, o Estado possuigrande importância para o equilíbrio do mercado e o crescimento da economia. Uma dasestratégias para consecução deste fim é o aumento dos gastos públicos, os quais elevam, porconseguinte, as receitas das empresas. Como o Brasil adota políticas econômicas quetransitam pelo neoliberalismo e o novo-keynesiano, surge o questionamento se os gastospúblicos brasileiros influenciam nas receitas das empresas que possuem faturamentopredominantemente no mercado nacional. Para o período de 2002 e 2006, foram analisadas asevoluções das receitas de 57 empresas listadas na Bovespa, assim como os gastos públicoscom folha de pagamento, obras e instalações, materiais de consumo e permanente, serviços deterceiros e outras despesas correntes e investimentos. Os estudos se processaram através daanálise horizontal dos dados e análise de correlação simples. Os resultados comprovaram queas receitas das empresas são bastante correlacionadas com os gastos públicos. A União foi oente da federação que mais influenciou as receitas das empresas e os gastos com folha depagamento e material de consumo e permanente sendo os mais relacionados.
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