EnANPAD 2008

Trabalhos Apresentados


Um estudo sobre a inclusão dos Tópicos Internacionais no Currículo de Graduação do Curso de Ciências Contábeis: uma pesquisa empírica numa IES Pública Brasileira


Informações

Código: EPQ843
Divisão: EPQ - Ensino e Pesquisa em Administração e Contabilidade
Tema de Interesse: EPQ-B - Ensino e Pesquisa em Contabilidade

Autores

Rita de Cássia Silva Castro, Tiago Henrique de S. Echternacht, Carlos Alberto Oliveira Brito

Resumo

A educação contábil vem reunindo esforços para adequar-se às constantes mudanças domercado global. Nessa perspectiva, alguns organismos internacionais vêm promovendoconstantes discussões no sentido do desenvolvimento de conhecimentos e habilidadesnecessárias ao profissional para atender às necessidades de um mercado globalizado. Dessemodo, o presente trabalho buscou avaliar se a ausência da disciplina contabilidadeinternacional, ou de conteúdos internacionais no currículo do curso de Ciências Contábeis,reflete e/ou dificulta a inserção dos discentes na prática contábil em contexto globalizado.Para tanto, foi utilizada, como metodologia, a pesquisa descritiva e, para contextualizar oestudo, fez-se necessária a utilização de pesquisa bibliográfica, na qual se deu suporte àelaboração do questionário na pesquisa de campo, aplicado com os alunos numa IES públicabrasileira, os quais proporcionaram os resultados obtidos. Esta IES não contém em seucurrículo atual, até o primeiro semestre de 2008, conteúdos que versam sobre o contexto dacontabilidade internacional ou tópicos internacionais, mas está previsto que no próximosemestre esses conteúdos serão inseridos no currículo. Com efeito, a pesquisa visa a instigaros responsáveis – órgãos governamentais e instituições

Abrir PDF