Jogo de Empresas: Caracterização e Implementação Computacional de um Modelo para o Ensino da Logística - GI-LOG
Informações
Código: EPQ428
Divisão: EPQ - Ensino e Pesquisa em Administração e Contabilidade
Tema de Interesse: EPQ-A - Ensino e Pesquisa em Administração
Autores
Lauro Cesar Vieira Filho, Fátima Regina Ney Matos, Maria Gentila Cesar Vieira Guedes, Giselle Cesar Vieira Diniz, Ary Avellar Diniz Junior
Resumo
O objetivo deste artigo é apresentar um modelo computacional de jogo de empresas - GI-LOG. Afim de maximizar a eficiência dos processos de ensino-aprendizagem, as instituições de ensinotêm investido em pesquisas que aproximem teoria e prática. Apesar do mérito de técnicas comovisita a empresas, troca de experiências, apresentação de cases e convites de palestrantes externos,a prática tem sido deixada de lado e os alunos não conseguem obter conhecimentos suficientesacerca da dinâmica e da realidade empresarial. Uma opção que vem sendo crescentementeutilizada para enfrentar esse desafio é a utilização de jogos de empresas, que são sistemasplanejados para inserir o participante em um ambiente empresarial simulado. A partir da revisãobibliográfica, levantamento de documentos e análise dos jogos já existentes, desenvolveu-se ummodelo com a finalidade de proporcionar aos participantes o desenvolvimento de habilidadesgerenciais, com ênfase na logística empresarial. A implementação computacional do jogo GILOG,com decisões nas áreas de marketing, administração de materiais, administração daprodução, distribuição física e administração financeira e contábil, confirma as afirmaçõesencontradas na literatura em relação ao papel da logística na empresa.
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