O Endomarketing em uma Empresa de Comunicação: Caso RBS TV Chapecó
Informações
Código: MKT1708
Divisão: MKT - Marketing
Tema de Interesse: MKT-D - Marketing em Contextos Específicos
Autores
Diogo Pereira dos Santos, Juliana Aparecida Giongo Nakalski
Resumo
Este trabalho é um estudo de caso sobre como se apresenta o endomarketing em umagrande empresa de comunicação da região oeste de Santa Catarina: RBS TV/Rádio AtlântidaChapecó. Entre os objetivos específicos está o de conhecer o que os colaboradores pensamsobre a empresa, seus produtos e serviços; verificar o grau de motivação dos colaboradorescom os desafios da empresa; verificar se as decisões da direção da empresa chegam até oscolaboradores de forma clara e avaliar se os canais de comunicação internos utilizados pelaempresa são eficientes. Para obtenção dos dados utilizaram-se as técnicas do Grupo de Foco edo Questionário individual com todos os colaboradores da unidade. Comprovou-se que elessentem orgulho em fazer parte da organização, gostam do trabalho que realizam, acreditamque a empresa cumpre seu papel social e é respeitada e valorizada pela comunidade, porém,internamente, sentem-se desinformados sobre os acontecimentos da unidade, percebem quenem sempre as informações partem da direção de forma objetiva, as regras de remuneração epromoção não estão expostas de forma clara, o que acaba gerando a médio e longo prazo umadesmotivação e insatisfação dos colaboradores.
Abrir PDF