Valor Percebido e Lealdade dos Alunos em Instituições de Ensino Superior: proposição de um modelo
Informações
Código: MKT1274
Divisão: MKT - Marketing
Tema de Interesse: MKT-A - Métodos de Pesquisa e Teoria em Marketing
Autores
Valesca Persch Reichelt, Marcos Henrique Nogueira Cobra
Resumo
Este artigo tem como objetivo desenvolver e testar um modelo teórico que integre oscomponentes utilizados por alunos de instituições de ensino superior (IES) na avaliação dovalor percebido nos serviços prestados por estas instituições, assim como seu impacto nasatisfação e lealdade destes alunos. Para tanto, um modelo conceitual foi gerado a partir daliteratura consultada, sendo testado através da metodologia de Modelagem de EquaçõesEstruturais. A ótica proposta pelo modelo testado pressupõe a qualidade do relacionamento,mais especificamente através da Satisfação com o Relacionamento, como um antecedente daLealdade, ressaltando a efetividade das ações de Marketing de Relacionamento em empresasprestadoras de serviços de natureza contínua, em especial no setor educacional. As outrasrelações entre construtos testadas demonstram que os preditores de Valor Percebido são aQualidade Percebida, Preço Comportamental, Preço Monetário, Reputação e RespostaEmocional. Destes, o que apresentou maior influência no Valor Percebido foi o PreçoMonetário, seguido da Reputação, indicando a importância da preocupação com a imagem estatus da instituição de ensino superior. O Valor Percebido e a Satisfação com oRelacionamento demonstraram grande influência sobre a Satisfação.
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