Fatores Críticos para o Sucesso no Mercado de Videogames Domésticos: Sony e Microsoft na Batalha Pelo Domínio da Sala de Estar
Informações
Código: GOL399
Divisão: GOL - Gestão de Operações e Logística
Tema de Interesse: GOL-B - Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos
Autores
Fernando Claro Tomaselli, Luiz Carlos Di Serio, Luciel Henrique de Oliveira
Resumo
Foram estudados os fatores críticos para o sucesso na indústria videogames. Partiusedo referencial teórico de estratégia emergente, valor da inovação, gerenciamento edinâmica da cadeia de valor, e economia da informação. Foi feito o mapeamento da cadeia devalor, baseado na literatura existente e nas entrevistas com especialistas de mercado. Foramdesenvolvidos estudos de caso com os dois líderes atuais deste mercado, Sony e Microsoft, esuas respectivas gerações de consoles com uma analise comparativa de suas cadeias de valor.A análise dos casos mostrou por que estas empresas entraram neste mercado, como tentaramutilizar suas core competences para obter sucesso em um mercado de forte economia de rede,marcado pelo surgimento freqüente de tecnologias de ruptura e novos entrantes, altavelocidade evolutiva do setor provocada pelos movimentos freqüentes de poder entre os elosda cadeia, em geral ao redor do fabricante do console e dos publishers dos jogos. Com basenesta análise, foram determinados os fatores críticos de sucesso da indústria até o momento eidentificados os fatores críticos adicionais que estão surgindo para a última geração deconsoles iniciada ao final de 2005, cuja competição tornou-se relevante ao final de 2006.
Abrir PDF