EnANPAD 2008

Trabalhos Apresentados


A Prática do Outsourcing no Setor Automotivo da Região Metropolitana de Belo Horizonte


Informações

Código: GOL2993
Divisão: GOL - Gestão de Operações e Logística
Tema de Interesse: GOL-A - Operações Industriais e de Serviços

Autores

Antônio Artur de Souza, Ewerton Alex Avelar, Terence Machado Boina, Luciana Stransky Ferreira

Resumo

Este artigo visa apresentar e discutir os resultados de uma pesquisa qualitativa e exploratóriaque teve como objetivo estudar a prática do outsourcing na indústria automotiva brasileira,especificamente em duas empresas do Grupo Fiat (Fiat Automóveis e Iveco). Outras empresasque participam da cadeia de suprimentos das duas primeiras também foram estudadas. Foramutilizadas duas técnicas de coleta de dados: questionários e entrevistas semi-estruturados.Constatou-se que as principais atividades repassadas aos fornecedores pelas empresas estudadassão as que apresentam menor valor agregado. Contudo, algumas atividades não fazem parte daprática do outsourcing, pois estão relacionadas às competências essenciais das empresas. Aprincipal vantagem observada pelos gestores das empresas estudadas na prática do outsourcingé a redução dos custos. Outras vantagens são o aumento da capacidade produtiva e aconcentração nas atividades relacionadas às competências essenciais. Existem tambémdesvantagens: grande dependência em relação ao cliente que lhes repassou o serviço eadministração da extensa cadeia de suprimentos. A principal razão identificada para a prática dooutsourcing na Fiat-Iveco (o grande potencial de aumento da capacidade produtiva em umprazo relativamente curto) não foi citada pelos gestores das empresas fornecedoras.

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