Satisfação em Serviços Educacionais: Estudo Multicaso na Graduação em Administração em Instituições de Ensino Superior de Joinville, SC
Informações
Código: GOL356
Divisão: GOL - Gestão de Operações e Logística
Tema de Interesse: GOL-A - Operações Industriais e de Serviços
Autores
Emerson Wagner Mainardes, Maria José Carvalho de Souza Domingues
Resumo
Com a abertura de instituições de ensino superior após a mudança proporcionada pela Lei deDiretrizes e Bases da Educação, em 1996, o mercado educacional apresenta-se altamentecompetitivo. Considerando-se que atrair novos alunos tem sido tarefa cada vez mais difícil,satisfazer os atuais estudantes em cursos de graduação em administração em IES privadas emJoinville, SC, tornou-se fundamental para a sobrevivência destas IES. A partir de umapesquisa quantitativa descritiva transversal, por meio de levantamento de dados primários,com a aplicação de questionários com perguntas predominantemente fechadas, junto a 283alunos formandos na graduação em administração em duas das principais IES de Joinville,SC, buscou-se identificar os atributos que mais os satisfazem, bem como os atributos quemais contribuem para a satisfação destes alunos. Identificou-se que, com a aplicação deregressão linear múltipla, encontrou-se que os principais atributos que contribuem para aformação da percepção de satisfação de alunos são: aceitação dos alunos do curso no mercadode trabalho e ambiente universitário, clima no campus, vida no campus. São estes os atributosconsiderados “chave” (alto desempenho declarado e alto desempenho calculadoestatisticamente) e que devem ser considerados pelas IES, caso queiram construir a satisfaçãode seus estudantes.
Abrir PDF