A GESTÃO DAS REDES INTERNACIONAIS DE FÁBRICAS DE UMA MULTINACIONAL BRASILEIRA
Informações
Código: GOL347
Divisão: GOL - Gestão de Operações e Logística
Tema de Interesse: GOL-A - Operações Industriais e de Serviços
Autores
Leonardo Gehlen, Luciana Marques Vieira
Resumo
Ainda existem poucos estudos sobre a estratégia de atuação internacional das empresasmultinacionais brasileiras, principalmente quanto à forma como estas configuram e coordenamsuas redes de fábricas no exterior para garantirem vantagem competitiva frente aos seusconcorrentes. Este estudo aplica modelos e tipologias da área de operações internacionais numestudo de caso descritivo da WEG Motores, com foco na rede de fábricas formada pelassubsidiárias na Argentina, México, Portugal e China. Os resultados apontam que as principaisvantagens estratégicas conquistadas pela empresa diante da atual configuração de sua rede defábricas destaca-se capacidade de melhor compreender as demandas locais/regionais dosmercados onde as plantas estão localizadas e a transferência de conhecimento entre as diferenteslocalizações. Os modelos teóricos utilizados contribuem no entendimento das operaçõesinternacionais da WEG apesar das limitações no enquadramento em somente um ou outro tipo,já que a empresa está em processo de crescimento e aprendizado internacional.
Abrir PDF