Eficiência no Transporte Ferroviário de Cargas Brasileiro: um Estudo com a Análise Envoltória de Dados
Informações
Código: GOL309
Divisão: GOL - Gestão de Operações e Logística
Tema de Interesse: GOL-A - Operações Industriais e de Serviços
Autores
Roberto Brazileiro Paixão, Carlos Yorghi Khoury
Resumo
Após o período de desestatização observou-se um incremento substancial no volume deinvestimento nas ferrovias brasileiras. Estes investimentos impactaram em aumento deprodutividade e eficiência. Utilizando a metodologia denominada Análise Envoltória deDados, este artigo tem como objetivo analisar a eficiência relativa de dez ferrovias de cargabrasileiras. Conseqüentemente, busca-se identificar as unidades tidas como ineficientes (emrelação às outras analisadas), bem como suas distâncias para a fronteira eficiente. Foramutilizadas como variáveis de entrada (inputs) as quantidades de funcionários, de vagões decarga e de locomotivas ativas. Como variável de saída (output) foi considerado o volumetransportado, medido em TKU (milhões de tonelada*km). Os resultados permitiramidentificar a Estrada de Ferro de Carajás como referência (benchmark) de eficiência relativa.Adicionalmente foi realizado, através de procedimento específico, o teste não paramétrico deMann-Whitney U para checar se a classificação gerada em função da eficiência relativa éafetada pela extensão das ferrovias. A hipótese alternativa foi confirmada, indicando queferrovias menores (em km) são mais eficientes. Ressalta-se que novos testes devem ser feitosconsiderando outros modelos DEA e outras variáveis de entrada e saída.
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