A Influência da Cultura Brasileira na Gestão de uma Pequena Empresa do Setor Turístico Brasileiro, Administrada por um Empreendedor Estrangeiro
Informações
Código: EOR2950
Divisão: EOR - Estudos Organizacionais
Tema de Interesse: EOR-B - Comportamento Organizacional
Autores
Karen Ann Câmara Bezerra
Resumo
Considerando “(…) a importância da cultura nacional para explicar as diferenças de valores eatitudes em relação ao trabalho.” (MOTTA, 1997, p. 27), esse artigo tem como objetivo analisar ainfluência que os aspectos da cultura brasileira e da cultura do empreendedor suíço exercem nagestão da empresa. O estudo de caso utiliza-se da observação participante e entrevistas emprofundidade para coletar os dados. Como resultado, o caráter autoritário da cultura suíça, maisforte em indivíduos oriundos de famílias de baixo status sócio-econômico, parece combinarperfeitamente em uma cultura paternalista como a cultura brasileira, mas muitos conflitos foramidentificados. Foi observado que, embora o gestor seja um patriarca, tomando para si aresponsabilizando de decidir, ele não possui habilidade para relacionar-se com os empregados.Aspectos de sua cultura, como individualismo, masculinidade e etnocentrismo, entre outros,impedem uma comunicação efetiva entre empregados e patrão, impactando negativamente nodesempenho organizacional.
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