A Influência das Redes de Relações Corporativas no Desempenho das Empresas do Novo Mercado da Bovespa
Informações
Código: FIN1497
Divisão: FIN - Finanças
Tema de Interesse: FIN-B - Finanças Corporativas
Autores
Wesley Mendes-Da-Silva, Luciano Rossoni, Diógenes Manoel Leiva Martin, Roy Martelanc
Resumo
O papel desempenhado pelo conselho de administração é um dos principais aspectosconsiderados na literatura sobre governança corporativa ao redor do mundo. Ao mesmo tempo, asrelações sociais e institucionais têm sido vistas como fator preponderante para os resultadosadvindos da atuação de tais conselhos de grandes empresas. Todavia ainda não se verificampesquisas que busquem analisar o papel do conselho de administração a partir da análise de redessociais no Brasil. Desse modo, objetiva-se com este estudo verificar a existência de associaçõesentre nível de centralidade e coesão dos conselhos de empresas brasileiras e desempenho dafirma. Para tanto, avaliou-se 615 indivíduos, que formaram os conselhos de administração das 90empresas listadas no Novo Mercado da Bovespa em 2007. A análise foi conduzida em duas fases.Na primeira buscou-se apresentar a configuração das redes de conselheiros e de empresas e, nasegunda, verificar associações entre estrutura da rede e desempenho. Verificou-se que acentralidade e a coesão das firmas, em termos de seus conselheiros, estão relacionadas comdesempenho, ora em termos de rentabilidade do ativo, ora em índice de endividamento. Dessaforma, conclui-se que maior centralidade, densidade e coesão acarretam maior a capacidade dasempresas apresentarem maior rentabilidade e menor endividamento.
Abrir PDF