Intangibilidade e Criação de Valor em Aquisições: o Papel Moderador do Endividamento
Informações
Código: FIN439
Divisão: FIN - Finanças
Tema de Interesse: FIN-B - Finanças Corporativas
Autores
Eduardo Kazuo Kayo, Mauricio Réa Patrocínio, Diogenes Manoel Leiva Martin
Resumo
Os estudos tradicionais sobre a criação de valor em aquisições mostram que, na média, osacionistas de empresas adquirentes obtêm retornos nulos ou até negativos, em contraste comos retornos positivos dos acionistas das empresas-alvo. Esse fenômeno é explicado,principalmente, pela teoria de agência e pela hipótese de hubris (excesso de confiança). Asvariações em torno dessa média de retornos, entretanto, são muito grandes e estudos recentessugerem que a intangibilidade possa ser um fator importante para explicar essaheterogeneidade de ganhos. Este artigo tem por objetivo analisar a influência daintangibilidade e, estendendo estudos anteriores, também do papel moderador doendividamento sobre a criação de valor para as empresas adquirentes nos eventos deaquisição. Os resultados sugerem um papel importante do endividamento como moderador darelação entre a intangibilidade e a criação de valor. A variável de interação entreintangibilidade e endividamento apresenta uma relação negativa e significante com a criaçãode valor. Esse resultado contrapõe o conceito do endividamento como instrumentodisciplinador nos conflitos de agência, mas reforça a importância da folga financeira para acriação de valor nas aquisições promovidas por empresas intangível-intensivas.
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