AVALIAÇÃO DE PROJETOS DE E-LEARNING ATRAVÉS DA METODOLOGIA DE OPÇÕES REAIS
Informações
Código: FIN234
Divisão: FIN - Finanças
Tema de Interesse: FIN-B - Finanças Corporativas
Autores
Angilberto Sabino de Freitas, Luiz Eduardo Teixeira Brandão
Resumo
O rápido avanço das novas tecnologias de informação e comunicação nos modelos recentes deeducação a distância (EaD) e as incertezas em relação à demanda do mercado de educação superior fazem comque a mensuração do valor de um projeto de e-learning torne-se uma tarefa cada vez mais complexa. Isso fazcom que a incerteza e flexibilidade sejam características centrais de projetos envolvendo EaD, mas os modelostradicionais de avaliação de investimentos, como a metodologia do fluxo de caixa descontado (FCD), são deutilidade limitada nesses casos, uma vez que não conseguem capturar o valor da flexibilidade gerencial. Nesteartigo, usando como base um caso real de um MBA a distância implementado em uma universidade, mostramoscomo a metodologia de opções reais pode ser utilizada para a avaliação de projetos de EaD e como asinformações geradas da simulação de um investimento podem gerar um modelo para o suporte à decisãogerencial com o objetivo de auxiliar os gestores na definição de uma estratégia corporativa ótima quando existe aflexibilidade de se adiar a sua implantação. Concluímos que esta metodologia permite quantificar asflexibilidades estratégicas desta classe de projetos e melhorar a qualidade das decisões corporativas, reduzindo orisco para o investidor em ambientes de incerteza.
Abrir PDF