A Influência das Relações Sociais na Sobrevivência de Pequenas Empresas do Varejo de Alimentos em Porto Alegre/RS (BRASIL)
Informações
Código: ESO2431
Divisão: ESO - Estratégia em Organizações
Tema de Interesse: ESO-C - Empreendedorismo e Comportamento Empreendedor
Autores
Cláudia Felippe Ramos, Yeda Swirski de Souza
Resumo
O artigo tem como objetivo analisar influências de relações sociais para a sobrevivência depequenos varejos do segmento de gêneros alimentícios. A sobrevivência de pequenos varejosde alimentos no Brasil tornou-se um fenômeno difícil de ser compreendido, considerando-se acompetitividade de grandes redes varejistas no mercado. Buscando, uma ótica alternativa paracompreender esse fenômeno, o presente estudo parte do pressuposto de que as relações sociaispodem ser explicativas para as relações de mercado. A análise toma como base dadossecundários sobre o varejo de alimentos no Brasil e o estudo de caso de três pequenosmercados que se destacam por sua longevidade e sobrevivência face à instalação de grandesredes varejistas em bairros de classe média em Porto Alegre/RS. Por um lado o estudocorrobora com a noção de que relações sociais são explicativas para as relações de mercado.Por outro lado, o estudo também revela que, do ponto de vista do fornecedor do varejo dealimentos, o atendimento a pequenos varejos significa uma alternativa ao forte poder debarganha exercido pelo grande mercado, aspecto que pode ser entendido desde uma óticaapenas econômica.
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