Da Identificação de Oportunidades à Ação Intraempreendedora: Estudo de Caso no Setor Sucroalcooleiro Brasileiro
Informações
Código: ESO463
Divisão: ESO - Estratégia em Organizações
Tema de Interesse: ESO-C - Empreendedorismo e Comportamento Empreendedor
Autores
Silvia Novaes Zilber, Hermes F. Brancalião
Resumo
O intraempreendedorismo envolve a capacidade que os funcionários de umaempresa têm de, entre outros, instigar a inovação dentro da organização agindo comoempreendedores, visando por exemplo, a obtenção de retornos acima da média, porém,com liberdade de ação mais restrita, uma vez que não são os donos do negócio. Essaação deve levar em conta o ambiente onde a empresa está inserida e a identificação deoportunidades que possam gerar novos negócios. Sendo assim, o objetivo deste trabalhofoi verificar quais são os fatores estratégicos necessários para que a prospecção de umaoportunidade possa levar a uma ação intraempreendedora, dentro de uma empresa deseguros que explora o setor sucroalcooleiro, identificando principais barreiras efacilitadores desse processo. Para atender ao objetivo proposto, foi realizado um estudode caso em profundidade (lançamento de um novo produto de seguro). Principaisresultados: alguns fatores estratégicos - busca de soluções de forma ativa (iniciativa);estrutura organizacional enxuta (agilidade no processo decisório); características da altadireção (postura receptiva e colaborativa). Algumas Barreiras: falta de monitoramentoformal do mercado; dificuldades no estabelecimento de parcerias.
Abrir PDF