Estratégia de internacionalização - uma análise da prática social baseada no discurso de executivos expatriados
Informações
Código: ESO2815
Divisão: ESO - Estratégia em Organizações
Tema de Interesse: ESO-B - Gestão Internacional
Autores
Raquel Santos Soares Menezes
Resumo
A proposta deste trabalho é apresentar uma alternativa à compreensão dainternacionalização de empresas brasileiras, do ponto de vista de um grupo de pessoas que apromovem – os expatriados. Para esses indivíduos, a experiência no exterior pode assumirdiferentes conotações “estratégicas”, desde o aprimoramento de um idioma à compreensão dadiversidade cultural, também valorizada pelas empresas que se internacionalizam. De um ponto devista científico, a área de estudos organizacionais vem ampliando o espaço para abordagens quepermitam a compreensão de fenômenos de que as organizações são palco para além daracionalidade objetiva dominante. No caso da estratégia, a vertente da estratégia como prática socialvem possibilitando o enfoque sociológico para o entendimento do que se faz, na prática, enquantoas pessoas ‘estrategizam’. Assim, por meio de entrevistas narrativas com profissionais brasileirosque foram expatriados e retornaram ao Brasil, pode-se verificar o quanto de si mesmos ‘emprestam’à estratégia de internacionalização, mesmo que se esforcem para incorporar um discurso estratégico,como se este fosse da organização, e pouco tivesse de seu empenho pessoal.
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