Processo de Formação de Estratégias Internacionais na Fruticultura Brasileira: uma abordagem integrada
Informações
Código: ESO1741
Divisão: ESO - Estratégia em Organizações
Tema de Interesse: ESO-B - Gestão Internacional
Autores
Brigitte Renata Bezerra de Oliveira, Érica Piros Kovacs
Resumo
O presente artigo tem como objetivo analisar as características do processo de formação deestratégias internacionais do Grupo Fruitfort, no período de 1982 a 2006, à luz das teorias deUppsala, do Modelo Diamante e da Resource-Based View associadas à mudança estratégica.A pesquisa caracteriza-se como estudo de caso qualitativo, do tipo exploratório e analítico, decunho retrospectivo. A coleta de dados deu-se mediante a realização de entrevistas semiestruturadas,pesquisa documental e observação não-participante. Descrevem-se as estratégiasinternacionais adotadas pela empresa e analisa-se sua convergência com os conceitosapregoados pelos modelos teóricos, numa abordagem longitudinal. Evidenciam-se indícios daassociação concomitante entre os modelos de internacionalização, considerando que nenhumisoladamente foi capaz de explicar como o processo de formação de estratégias internacionaisocorreu na empresa variando apenas o grau de convergência dos seus conceitos principais. Asdimensões mais relevantes de Uppsala foram a aprendizagem, as networks e o gradualismo.Os vértices condições dos fatores, indústrias correlatas e rivalidade entre as empresas foramdecisivos para que a empresa. A liderança empreendedora e a cultura organizacionalapresentam-se como o seu recurso competitivo de maior expressão.
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