A Gestão de Pessoas no modelo de Gestão de Serviços Globalmente Integrada: o caso de uma multinacional de TI
Informações
Código: ESO1094
Divisão: ESO - Estratégia em Organizações
Tema de Interesse: ESO-B - Gestão Internacional
Autores
Daniel Scumparim, Dalila Alves Corrêa, Mario Sacomano Neto, Antonio Carlos Giuliani
Resumo
Este artigo discute a gestão de pessoas numa empresa que adota o modelo de Gestão deServiços Globalmente Integrada, a GSGI. Trata-se de um modelo de gestão internacional deserviços que aproveita a mão de obra de baixo custo e o capital intelectual onde houver amelhor oferta destes ativos. Este modelo ainda não se encontra sistematizado na literaturamas, vem se mostrando altamente rentável, uma vez que extrai os melhores recursosdisponíveis das empresas subsidiárias em cada país em que estão alocadas, apoiando-se naabertura de mercado e na flexibilidade de operações para alto aproveitamento dos recursos,controle e poder de ação da matriz e independência das subsidiárias de forma conjugada. Opresente artigo refere-se a um ensaio teórico com dados preliminares. Tem como objetivolevantar considerações sobre o gerenciamento das pessoas no âmbito da força de trabalhoremota. Uma unidade desta multinacional, localizada no interior do Estado de São Paulo, foi ocampo empírico deste ensaio onde procedeu-se coleta de dados através de entrevistas com osprincipais gestores. Realizou-se também coleta de dados via observação participante e análisedocumental, por um período de cinco meses. Dentre os modelos de gestão de pessoasexplorados no artigo, pode-se identificar um alinhamento da GSGI em direção ao modelocompetitivo de gestão de pessoas.O estudo pretende levantar considerações sobre este modelode gestão e sobre o comportamento da gestão de pessoas num ambiente de trabalho global.
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