A Cooperação entre Empresas de Portes Distintos: O estudo de um Caso na Indústria de Chocolates
Informações
Código: ESO1091
Divisão: ESO - Estratégia em Organizações
Tema de Interesse: ESO-B - Gestão Internacional
Autores
José Pedro Penteado Pedroso, Rivanda Meira Teixeira, Cleverson Renan da Cunha, Marcia Shizue Massukado
Resumo
A cooperação entre empresas se faz presente na atualidade como instrumento para aconquista ou manutenção de vantagens competitivas. Contudo a visão acadêmica dosrelacionamentos cooperativos tem sido contemplada preponderantemente sob o aspecto dealianças ou parcerias entre grandes empresas. Com o objetivo de analisar o relacionamentoentre empresas de portes distintos por meio do processo de formação, gestão e evolução dealianças foi escolhido o relacionamento cooperativo existente entre uma das maiores empresasmultinacionais de alimentos do mundo e uma pequena recém-formada fabricante dechocolates nacional. Metodologicamente foram considerados para este estudo de casodocumentos disponibilizados pela empresa, entrevistas com os sócio-dirigentes e observação.Destaca-se que o entendimento deste estudo baseou-se na visão do parceiro de menor porte. Aforte presença da confiança na relação entre as empresas e as características estruturais e deformação da empresa de menor porte foram indícios da presença de uma particular sinergiaentre as empresas. Concluiu-se que para estas empresas o sucesso do relacionamento afirmasetanto pelo fator encaixe cultural existente como pelas vantagens competitivas geradas peloencaixa estratégico ideal estabelecido.
Abrir PDF