O Processo de Internacionalização e o Impacto nos Recursos da Firma: o Caso da Casa Valduga
Informações
Código: ESO625
Divisão: ESO - Estratégia em Organizações
Tema de Interesse: ESO-B - Gestão Internacional
Autores
Aurora Carneiro Zen, Jaime Evaldo Fensterseifer
Resumo
Este trabalho tem como objetivo analisar o processo de internacionalização e o seuimpacto nos recursos estratégicos da empresa. Para tanto, realizou-se um estudo de caso naCasa Valduga, uma vinícola da Serra Gaúcha, no estado do Rio Grande do Sul, que utiliza aexportação como modo de ingresso no mercado internacional. Os argumentos teóricosdesenvolvidos ao longo do trabalho sustentam que o processo de internacionalizaçãoinfluencia no desenvolvimento de novos recursos estratégicos da firma e também influenciarána estratégia realizada pela empresa no mercado local. Os resultados apontam que ainternacionalização na empresa surgiu como uma estratégia emergente e impactouprincipalmente nos recursos de capital humano, com a contratação, capacitação e treinamentode pessoal, e de capital organizacional, na reestruturação da empresa e na sua relação comoutras entidades. A cooperação para o reconhecimento do vinho brasileiro no mercadomundial revelou-se o principal desafio do processo de internacionalização para as empresasdeste setor.
Abrir PDF