EnANPAD 2008

Trabalhos Apresentados


Estratégias e Determinantes da Internacionalização de Pequenas e Médias Empresas (PMEs): Abordagem da Teoria de Redes de Relacionamento e Empreendedorismo


Informações

Código: ESO313
Divisão: ESO - Estratégia em Organizações
Tema de Interesse: ESO-B - Gestão Internacional

Autores

Alexandre Rocha Freitag Filho, Mohamed Amal

Resumo

Esta pesquisa busca compreender a influência das redes de relacionamentos e oempreendedorismo internacional no processo de internacionalização de Pequenas e MédiasEmpresas (PMEs). Para isso foi realizada uma pesquisa em duas etapas. Primeiramente umapesquisa quantitativa realizada junto a uma população de 1463 empresas exportadoras noEstado de Santa Catarina, nas quais se buscou identificar os determinantes e estratégias deinternacionalização. A segunda etapa foi qualitativa, com três empresas catarinenses, onde osdeterminantes do processo de internacionalização puderam ser estudados em maiorprofundidade. Como resultado da pesquisa, constatou-se uma influência direta da rede derelacionamentos e do empreendedorismo internacional no processo de internacionalização dePMEs. Percebeu-se que as redes de relacionamento criam um ambiente mais favorável paraque as empresas possam inserir-se no mercado internacional. Já o empreendedorismo forneceelementos comportamentais que levam a empresa a aproveitar o ambiente criado pela rede derelacionamentos e tornar o processo de seleção e modo de abordagem dos mercados maisefetivo. Constatou-se também que quanto maior for a presença de uma rede derelacionamentos, maior é o grau e intensidade do processo de internacionalização de umaPME.

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