EnANPAD 2008

Trabalhos Apresentados


A Transferência de Conhecimento em Marketing em Multinacionais: Estudo em Subsidiárias Brasileiras


Informações

Código: ESO246
Divisão: ESO - Estratégia em Organizações
Tema de Interesse: ESO-B - Gestão Internacional

Autores

Thelma Rocha, José Cláudio Terra

Resumo

Este artigo discute o processo de transferência de conhecimento em marketing baseado em umapesquisa com subsidiárias brasileiras de multinacionais. Tem por objetivos: (1) examinar a relaçãoentre as estratégias de integração global e adaptação local ante a transferência de conhecimento emmarketing nas subsidiárias brasileiras; (2) verificar quais mecanismos são considerados maisimportantes e mais usados pelas subsidiárias brasileiras. O método de pesquisa foi o quantitativo,por meio de uma survey. O mailing foi obtido com as Câmaras de Comércio e o questionáriopreenchido por 104 gestores no período entre junho e agosto 2007. Os resultados da pesquisaevidenciam que existe uma correlação positiva entre o grau de integração global e a intensidade detransferência de conhecimento recebida pelas subsidiárias brasileiras e que os principaismecanismos utilizados são: portais corporativos e Intranet, troca das melhores práticas globais etreinamentos presenciais. Já os expatriados aparecem com menor importância e uso. Comocontribuições, algumas teorias sobre transferência de conhecimento foram confirmadas e insightssobre o contexto brasileiro foram gerados.

Abrir PDF