EnANPAD 2008

Trabalhos Apresentados


Cooperar para competir: Estratégias Colaborativas na Indústria Brasileira de Jogos Eletrônicos


Informações

Código: ESO2890
Divisão: ESO - Estratégia em Organizações
Tema de Interesse: ESO-A - Estratégia em Organizações

Autores

Alexandre Souza Perucia, Alsones Balestrin, Jorge Verschoore

Resumo

O presente artigo foi desenvolvido a partir dos conceitos de estratégias colaborativas, tendocomo campo empírico de análise a indústria brasileira de jogos eletrônicos. O objetivo centraldo estudo foi identificar em que atividades as estratégias colaborativas são implementadasentre as empresas que desenvolvem jogos. A pesquisa empírica foi conduzida junto àsempresas da Associação Brasileira de Desenvolvedoras de Games (ABRAGAMES) e a coletade dados ocorreu em duas etapas: um levantamento quantitativo que identificou 22 empresasda ABRAGAMES e entrevistas realizadas em profundidade em nove empresas. Os resultadosmostram uma tendência das empresas em promover a internalização das atividades deprodução de um jogo. Entretanto identificaram-se estratégias colaborativas em Edição,Criação e Desenvolvimento que trouxeram ganhos de flexibilidade, ganhos nodesenvolvimento de novos produtos, co-especialização, ganhos de escala e de aprendizado,bem como ganhos relacionados à melhoria de processos e de redução de incertezas.

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