INTELIGÊNCIA COMPETITIVA: O CASO C.E.S.A.R
Informações
Código: ESO2660
Divisão: ESO - Estratégia em Organizações
Tema de Interesse: ESO-A - Estratégia em Organizações
Autores
Diogo Veloso de Melo, André Gustavo Carvalho Machado, Rodolfo Araújo de Moraes Filho
Resumo
Este trabalho consiste em um estudo de caso de uma empresa de tecnologia situada na capitaldo Estado de Pernambuco, Recife. O C.E.S.A.R é um instituto de inovação que trabalha como conceito de Inteligência Competitiva há dois anos. O referido trabalho analisou o processode implantação desta prática fazendo uma ligação entre os referenciais teóricos e o caso emestudo. Foram contemplados quatro blocos de análise: 1 – Gestão da Inovação; 2 – Modelo deIC; 3 – Implantação da IC; 4 – Perspectiva da IC. Com base nas dimensões de análise foramrealizadas entrevistas semi-estruturadas com o líder da área de IC do C.E.S.A.R. Osresultados mostraram que existe a necessidade da utilização de modelos de IC que sejamadaptados à realidade de cada organização. Antevendo a concepção deste modelo, precisa-sede um período de conscientização das pessoas, para que estas tenham o entendimento daimportância desta prática e auxiliem no processamento desta. Durante este processo deenvolvimento das pessoas tem-se um processo de análise para definição do foco do trabalhoda IC na organização. O trabalho fundamenta também a utilização da IC como fonteotimizadora do processo de Inovação.
Abrir PDF