EnANPAD 2008

Trabalhos Apresentados


Oportunidades à Formulação de Estratégicas Cooperativas: uma Aplicação da Metodologia de Análise da Estratégia de Atores no Setor de Energia Elétrica


Informações

Código: ESO2564
Divisão: ESO - Estratégia em Organizações
Tema de Interesse: ESO-A - Estratégia em Organizações

Autores

Paulo César de Sousa Batista, George Christian Linhares Bezerra, Fátima Evaneide Barbosa de Almeida, Manuela Castelo Albuquerque Klein

Resumo

Uma nova compreensão do ambiente empresarial ressalta a cooperação entre empresas comoopção estratégica, no âmbito da dinâmica competitiva. Os estudos sobre o assunto, contudo,concentram-se nas relações de mercado entre empresas e entre empresas e consumidores.Falha, por este enfoque, em reconhecer as oportunidades de cooperação abertas às empresasno relacionamento com outros agentes, como acionistas, gestores, empregados e sindicatos.Este artigo objetiva investigar as oportunidades de cooperação no espaço interno dasempresas. O marco referencial de análise compreende as estratégias cooperativas, a Teoriados Stakeholders, e a Análise Prospectiva. Metodologicamente, trata-se de um estudo de casocombinado com uma abordagem mista de pesquisa qualitativa e quantitativa, aplicada arepresentantes das partes interessadas da COELCE. Os dados coletados são utilizados para aaplicação do Método MACTOR, que identifica divergências e convergências entre osinteresses dos diversos stakeholders de uma organização e os campos propícios à cooperação.Os resultados demonstram que existem, pelo menos, oito objetivos comuns em que acionistas,gestores, empregados e sindicato podem cooperar plenamente e um conjunto de outras áreasem que, a despeito das divergências verificadas, existem possibilidades de cooperação.

Abrir PDF