Cognição e Formação de Estratégia em Pequenas Empresas
Informações
Código: ESO2065
Divisão: ESO - Estratégia em Organizações
Tema de Interesse: ESO-A - Estratégia em Organizações
Autores
Simone Cristina Ramos, Jane Mendes Ferreira, Fernando Antonio Prado Gimenez
Resumo
Ao estudar o processo de formação da estratégia em pequenas empresas uma abordagem quetem se mostrado útil é a que investiga a relação entre a cognição do dirigente e suas escolhasestratégicas. Coerente com a proposta dos estudos com enfoque cognitivo, o objetivoprincipal deste artigo é investigar os construtos mentais utilizados pelo estrategista paraavaliação de seu ambiente competitivo e delineamento da estratégia. É investigada ainda aassociação entre os construtos e destes com o contexto de referência e setor de atividade. Ametodologia aliou procedimentos quantitativos, como aplicação de questionário e formaçãode clusters, a procedimentos qualitativos, como a aplicação da técnica grade de repertório,oriunda da psicologia dos construtos pessoais. Foram coletados dados em 48 pequenasempresas industriais de Curitiba-PR. Os resultados indicam que o conjunto de construtosutilizados é único para cada estrategista, mas puderam ser notadas comunalidades cognitivascom a utilização mais freqüente de seis construtos. A análise do comportamento destes mostraque eles independem do contexto de referência e mesmo do setor de atuação. As conclusõesapontadas permitem um melhor entendimento de como processos cognitivos impactam sobreo delineamento da estratégia em pequenas organizações.
Abrir PDF