Visão Baseada em Recursos: um Estudo Bibliométrico e de Redes Sociais da Produção Científica da Área de Estratégia do EnANPAD 1997-2007
Informações
Código: ESO1647
Divisão: ESO - Estratégia em Organizações
Tema de Interesse: ESO-A - Estratégia em Organizações
Autores
Silvana Anita Walter, Eduardo Damião da Silva
Resumo
Este estudo objetiva analisar como a visão baseada em recursos (VBR) está sendoestudado na área de estratégia do Encontro Anual da Associação Nacional de Pós-Graduaçãoe Pesquisa em Administração (EnANPAD) e, por meio da análise de redes sociais, se háassociação entre autores e instituições nesses estudos. Para tanto, realizou-se uma pesquisabibliográfica e bibliométrica, que revisa artigos publicados no EnANPAD, na área deestratégia, de 1999 a 2007, sobre VBR. Os principais elementos analisados foram: os autorese o vínculo institucional, as obras e os autores de VBR mais citados, os enfoques dados àVBR, sua classificação em teóricos ou teórico-empíricos, o local de aplicação, osprocedimentos, bem como associação entre autores e instituições para o desenvolvimento deestudos sobre esta abordagem. Emprega-se a análise de conteúdo, verifica-se a freqüência doselementos analisados e realiza-se a análise de redes de relações sociais. Os principaisenfoques dados à VBR nos artigos revisados foram: vantagem competitiva, definição deestratégias, desempenho competitivo, identificação de recursos e desempenho financeiro. Asanálises de redes sociais demonstram que a cooperação entre autores e instituições queutilizam a abordagem VBR na área de estratégia do EnANPAD ainda é restrita.
Abrir PDF