EnANPAD 2008

Trabalhos Apresentados


Análise das Estratégias de Investimentos em P&D nas Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação à Luz da Teoria dos Jogos: o caso do Instituto Titan, em Fortaleza-CE.


Informações

Código: ESO1608
Divisão: ESO - Estratégia em Organizações
Tema de Interesse: ESO-A - Estratégia em Organizações

Autores

Rodrigo Santos de Melo, Samuel Façanha Câmara, Alexandre Gomes Galindo, Emílio Capelo Júnior, Carlos Artur Sobreira Rocha

Resumo

A adoção de estratégias cooperativas firma-se no propósito da conquista de vantagenscompetitivas pela diminuição do risco intrínseco ao negócio através da colaboração e dacompetição simultânea. A hipótese defendida na pesquisa é que no setor de Tecnologia daInformação e Comunicação Cearense ao adotar estratégias cooperativas torna-se a opção maisracional, pois elimina-se possíveis free-rides, minimizam-se os gastos individuais em P&D emaximizam-se os ganhos decorrentes do mercado. Os modelos propostos no trabalhobaseiam-se em estratégias competitivas e cooperativas para testar a reação das empresas emdiferentes cenários levando-se em consideração as externalidades, variabilidades, custo depesquisa e desenvolvimento (P&D). A pesquisa é caracterizada como experimental emambiente computacional. Os dados foram coletados através da aplicação de questionário juntoa 23 empresas de TIC no Ceará. Os resultados da pesquisa confirmaram a hipótese de que emcenário de alta externalidade e alta variabilidade, a melhor opção é adotar estratégiascolaborativas, como forma de reduzir o risco de traição por uma das empresas inseridas noInstituto.

Abrir PDF