Missão Institucional: Uma Análise da Efetividade e dos Principais Elementos Presentes nas Missões de Empresas Brasileiras de Capital Aberto
Informações
Código: ESO1520
Divisão: ESO - Estratégia em Organizações
Tema de Interesse: ESO-A - Estratégia em Organizações
Autores
Alex Mussoi Ribeiro, Rodrigo Valverde da Silva, Rogério João Lunkes, Luiz Alberton
Resumo
Esse artigo tem por escopo principal avaliar de forma objetiva os elementos dasmissões institucional das companhias de capital aberto no Brasil. Para isso, foramselecionadas no website da BOVESPA 557 empresas para a análise. A grande maioria dasempresas porém, ou não possuíam endereço eletrônico ou não divulgavam neles a sua missão.O estudo ficou restrito, então, a 140 organizações que possuíam os dados disponíveis para aanálise. Para testar os elementos presentes nas missões das empresas brasileiras, primeiro,foram selecionados os elementos presentes nas frases coletadas, após isso, foi escolhido ummodelo indexador de missão efetiva proposto por Pearce (1982). Segundo o autor, para serefetiva uma missão deve apresentar 8 elementos básicos que servirão de um bom guia para oplanejamento estratégico. Os dados apontam que principais elementos presentes nas missõesdas empresas brasileiras são, na seqüência, clientes, produtos ou serviços e contexto oumercado de atuação. Quanto à efetividade, a maioria das empresas analisadas (50) apresentaapenas 3 elementos dos 8 propostos por Pearce (1982). Conclui-se então que, segundo aproposta de Pearce (1982), existe, ainda, um longo caminho a ser percorrido pelas empresaspesquisadas no Brasil para a sua missão cumprir o seu papel efetivo dentro do planejamentoestratégico.
Abrir PDF