Estratégias Baseadas na Rede de Valor para Competir em Industrias de Intensa Rivalidade
Informações
Código: ESO1352
Divisão: ESO - Estratégia em Organizações
Tema de Interesse: ESO-A - Estratégia em Organizações
Autores
Belmiro do Nascimento João, Marcos Roberto Piscopo
Resumo
O objetivo deste artigo é analisar as possibilidades para aplicação do Modelo Delta (HAX eWILDE II, 2001) na Embraer. Segundo Hax e Wilde II (2001) as Estratégias CompetitivasGenéricas propostas, e posteriormente atualizadas, por Porter (1980, 1985 e 1996) e a VisãoBaseada em Recursos (PRAHALAD e HAMEL, 1990; BARNEY, 1991; WERNERFELT,1984 e PETERAF, 1993) não são suficientemente completos para explicar as fontes derentabilidade e para conduzir as empresas para posicionamentos estratégicos superiores. Aanálise da aplicabilidade do Modelo Delta da Embraer foi realizada por meio do estudo dasopções estratégicas (melhor produto, soluções totais para o cliente e lock-in do sistema) e dasdimensões consideradas para o estabelecimento do posicionamento competitivo, dentre asquais se destacam: foco na estratégia, benchmarking relevante, proposição de valor para ocliente, ofertas de produto, cadeia de suprimentos relevante, canais relevantes, impacto damarca, foco na inovação, papel da tecnologia da informação e grau de amarração do cliente. Oestudo de caso conduzido para a Embraer demonstrou consistência quanto à aplicação doModelo Delta (no vértice de lock-in).
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