Associações entre estratégia competitiva e desempenho: um panorama de grandes empresas no Brasil
Informações
Código: ESO579
Divisão: ESO - Estratégia em Organizações
Tema de Interesse: ESO-A - Estratégia em Organizações
Autores
Sandra Barbosa Camelo
Resumo
As modificações do cenário de negócios, decorrentes da nova economia, impactaram a formacomo as organizações construíram e estão reconstruindo a sua defesa estratégica diante deconstantes transformações. Por conseguinte, as empresas brasileiras encontram-se atualmenteno meio de uma verdadeira revolução em termos de busca pela conquista e manutenção desuas vantagens competitivas, através de escolhas de estratégias. Neste artigo, procura-seanalisar as principais características da estratégia competitiva e estabelecer sua associaçãocom o desempenho empresarial nas grandes empresas brasileiras. O entendimento dessaassociação visa identificar como essas empresas aplicam os conceitos e modelos para obterdesempenho superior. Assim, o estudo explorou, na essência, as principais características daestratégia competitiva quando a liderança de custo, diferenciação e enfoque, bem como asassociações significativas com o desempenho empresarial nas grandes empresas brasileiras.Respeitadas as condições e limitações existentes, apresentam-se evidências estatísticas paraaceitar as hipóteses das associações.
Abrir PDF