Posicionamento Competitivo como Processo Mental: Um Estudo com Empreendedores de Pequenas Empresas Industriais Paranaenses
Informações
Código: ESO418
Divisão: ESO - Estratégia em Organizações
Tema de Interesse: ESO-A - Estratégia em Organizações
Autores
José Geraldo Castaldi
Resumo
Nas pequenas empresas, as razões que levam os dirigentes a determinadas escolhasestratégicas parecem ter a ver com suas características pessoais, o que justifica a atenção coma cognição administrativa em estudos com empresas deste porte, onde o empreendedor é oator principal. O presente trabalho teve por objetivo identificar o potencial empreendedor dedirigentes de pequenas empresas industriais e sua preferência no que concerne ao movimentode posicionamento competitivo atual para um futuro pretendido. A metodologia utilizada noestudo envolveu testes de correlação, testes não paramétricos e paramétricos para verificardiferenças entre as médias dos dados. Os instrumentos de pesquisa foram enviados por correioeletrônico para 690 empresas de variados setores, das quais 74 responderam apenas a primeiraetapa e 35 responderam também a segunda etapa. O estudo foi de natureza organizacional eteve como objeto de pesquisa o gestor de nível estratégico das pequenas organizações. Para aamostra da pesquisa foi encontrado que os gestores têm tendência a maior potencialempreendedor e a não diferenciação. Concluiu-se que o potencial empreendedor não estásignificativamente associado à mudança de posicionamento estratégico, mas em pequenasempresas com mais empregados o grau de empreendedorismo é maior.
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