Reconcepção de Negócio: o Redesenho da Cia. Hering
Informações
Código: ESO366
Divisão: ESO - Estratégia em Organizações
Tema de Interesse: ESO-A - Estratégia em Organizações
Autores
Leonel Cezar Rodrigues, Valeria Riscarolli, Fernando César Lenzi, Edison Fernandes Polo, Emerson Antonio Maccari
Resumo
Desenhar a organização de forma a dar dinâmica necessária e realizar a estratégia competitivade uma empresa é um dos grandes desafios dos executivos modernos. Nem sempre a estruturaidealizada é praticada e responde aos objetivos estratégicos da organização. Aqui estuda-se ocaso da reforma estrutural da Hering em Unidades Estratégicas de Negócio (UEN), visando adeterminar se as premissas da reconfiguração, a lógica de valor e a prática gerencial dareconfiguração suportaram a estratégia competitiva da empresa. Usou-se o método de estudode caso para analisar as informações das entrevistas e registros da empresa visando acaracterizar o funcionamento das UENs. Os resultados indicam que a empresa horizontalizouseu negócio e passou a especializar-se na interface com o mercado. A reconfiguração emcinco unidades estratégicas de marcas de mercado e duas unidades de apoio comum aumentoua agilidade organizacional, indicando que as premissas da reconfiguração e da lógica de valorsuportaram a estratégia competitiva. Quanto às práticas gerenciais, as UENs funcionaramcomo genuínas, embora algumas delas operassem mais parecidas com uma divisão interna doque propriamente como uma UEN.
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