Explorer ou Exploiter: Uma Análise de Três Empresas Brasileiras
Informações
Código: ESO66
Divisão: ESO - Estratégia em Organizações
Tema de Interesse: ESO-A - Estratégia em Organizações
Autores
Silvio Popadiuk, Patrícia G. Vidal
Resumo
Este artigo caracteriza os conceitos exploitation e exploration de estratégia deconhecimento, segundo a revisão da literatura. Tem os seguintes objetivos: a) apresentar umarevisão sobre os conceitos de exploitation e exploration; b) criar grupos de categoriasestratégicas de atributos relacionados com os conceitos; c) apresentar um estudo empírico,qualitativo, junto a três empresas brasileiras, envolvendo os atributos relacionados aos doisconceitos, permitindo a caracterizá-las como empresas exploiters, explorers ou que adotamambas as abordagens de potencialização do conhecimento; d) permitir insights para odesenvolvimento de instrumentos de mensuração dos dois conceitos. Como conseqüênciaelaborou-se seis categorias de atributos, denominadas como inovação, conhecimento eaprendizagem, foco estratégico, competição, controles organizacionais e redes. Com essasseis categorias, foi formulado e utilizado um roteiro de pesquisa, num estudo de caráterqualitativo, junto a três empresas de diferentes setores: uma do varejo, outra de serviços e umaterceira de tecnologia. Os resultados permitiram identificar a orientação predominante dessasempresas quanto à estratégia de conhecimento, exploitation e/ou exploration.
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