EnANPAD 2013

Trabalhos Apresentados


O Que é Didática: Uma análise de Diferentes Concepções na Educação Contábil


Informações

Código: EPQ390
Divisão: EPQ - Ensino e Pesquisa em Administração e Contabilidade
Tema de Interesse: Tema 06 - Manolita Correia Lima ? PMGI/ESPM

Autores

Edvalda Araújo Leal (Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis/Universidade Federal de Uberlândia - UFU)
Gilberto José Miranda (Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis/Universidade Federal de Uberlândia - UFU)
Aline Barbosa de Miranda (Programa de Pós-Graduação em Educação/Universidade de São Paulo - USP)
Adolar Ferreira de Faria (Universidade Federal de Uberlândia - UFU)

Resumo

O objetivo da pesquisa é identificar as concepções de didática percebidas na literaturaeducacional, nos mecanismos de avaliação da educação superior mantidos pelo governofederal e no entendimento de alunos e professores acerca da temática na educação contábil.Foi utilizada a pesquisa documental relativa à organização do Exame Nacional da EducaçãoSuperior (ENADE) e pesquisa de campo com estudantes e docentes do curso de CiênciasContábeis de uma instituição pública brasileira. Constatou-se que a avaliação educacionalsuperior no Brasil contempla, prioritariamente, as dimensões técnica e político-social,enquanto na relação entre professores e alunos predominam as dimensões técnica e humana.

Abrir PDF