Desempenho dos Alunos no Enade de 2009: um estudo empírico a partir do conteúdo curricular dos cursos de Ciências Contábeis no Brasil
Informações
Código: EPQ500
Divisão: EPQ - Ensino e Pesquisa em Administração e Contabilidade
Tema de Interesse: Tema 07 - Planejamento e Organização de Cursos e Programas
Autores
Alair José da Cruz, Arilda Magna Campagnaro Teixeira
Resumo
O objetivo do estudo empírico foi verificar a possível relação entre os percentuaisde conteúdos curriculares e o desempenho dos alunos no ENADE. O referencial apresentouuma breve evolução do curso de Ciências Contábeis, avaliação da educação superior, examedo ENADE, matrizes curriculares e estudos anteriores. A coleta de dados evolveu a aplicaçãode questionários, e dados secundários disponibilizados pelo INEP. Na análise dos dados,valeu-se de estatística descritiva e regressão linear múltipla multivariada. Resultados indicamnão existir relação entre os conteúdos curriculares e o desempenho dos alunos e sugeremdesempenho diferenciado dos alunos por região do país.
Abrir PDF