Inovação em Ciência de Serviços no Brasil: Implicações para uma Agenda de Pesquisa
Informações
Código: GCT2104
Divisão: GCT - Gestão de Ciência, Tecnologia e Inovação
Tema de Interesse: Tema 01 - Estudos Setoriais de Inovação
Autores
Paulo Cesar Calabria, Roberto Carlos Bernardes
Resumo
O presente artigo apresenta os resultados de um estudo pioneiro no Brasil, onde foioperado um mapeamento e comparação dos interesses e a percepção das prioridades doemergente campo científico de Ciência de Serviços em um país em desenvolvimento,adotando como parâmetro a pesquisa mundial realizada por Ostrom et al. (2010).O artigo realiza uma revisão teórica sobre as potencialidades de interação entre oscampos analíticos de inovação e ciência de serviços, buscando resgatar suas delimitaçõesfundamentais, definições conceituais e suas principais abordagens teóricas, sistematizando osprincipais argumentos que defendem a necessidade de sua existência e consolidação enquantocampo científico integrado. É realizado um agrupamento segundo os critérios de relevânciateórica dos principais autores pesquisados nas áreas de ciência de serviços, estratégia e gestãoda inovação e marketing. Em particular analisamos o estudo referencial realizado pelo grupoCenter for Services Leadership (CSL) da Universidade do Estado do Arizona e suascontribuições nesta área. São analisadas as áreas chaves estratégicas definidas por este grupo,quais as implicações potenciais desse enfoque para a formulação de uma agenda de pesquisasno Brasil.Para identificar quantitativamente como a comunidade de pesquisa brasileiraconsiderou as dez prioridades de investigação identificadas mundialmente por Ostrom et al.,foi realizada uma pesquisa anônima com os autores dos trabalhos aceitos no 1 º SimpósioBrasileiro sobre Ciência de Serviços (SBCS\'10), e com os membros da ComunidadeBrasileira de Ciência de Serviços, num total de aproximadamente 347 pessoas (103respondentes), integrantes da academia e líderes da iniciativa privada. A pesquisa pediu aosparticipantes para classificar os dez temas por escala de prioridades de pesquisa, de acordocom a sua importância e forma como eles se relacionam com suas atividades de pesquisaatuais e perspectivas futuras.O estudo também investigou sobre tópicos específicos dentro de cada prioridade.Houve grande interesse em questões como medir o valor e o retorno de investimento dosserviços, a construção de modelos de negócio para novas tecnologias de serviços (e.g.,serviços inteligentes, computação em nuvem), estratégia e gestão da P&D em serviços e amelhoria do acesso, qualidade e produtividade na área da saúde e educação. Os resultadosdemonstram que embora exista um alinhamento de prioridade entre representantes dacomunidade acadêmica e não acadêmica, há uma maior ênfase em melhoria e universalizaçãodo bem-estar social através dos serviços para a comunidade acadêmica.
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