EnANPAD 2011

Trabalhos apresentados


Motivações para empreender e inserção dos profissionais na carreira de artesão na indústria criativa cearense: Os Mestres da Cultura do Artesanato


Informações

Código: ESO2188
Divisão: ESO - Estratégia em Organizações
Tema de Interesse: Tema 06 - Estratégia e Empreendedorismo

Autores

Márcia de Freitas Duarte

Resumo

Este artigo teve como objetivo investigar as motivações ou fatores que conduziram osMestres/Tesouros Vivos da Cultura Tradicional Popular do Ceará à atividade artesanal e seusprocessos de inserção na carreira, numa perspectiva empreendedora. Supõe-se que a trajetóriaprofissional desses agentes possui características que remetem à noção de carreiraempreendedora, cujo foco está no indivíduo, na possibilidade de sucesso baseado em talentose capacidades individuais, tendo como elemento central de ascensão a criação de novosvalores, produtos e serviços, sendo a criatividade e a capacidade de inovação os seusprincipais recursos. O artesanato abriga-se na chamada indústria criativa, a qual corresponde aum conjunto de setores e atividades que utilizam a criatividade, o talento e as habilidadeshumanas como principais insumos da produção de um amplo conjunto de bens criativos,desde os mais tradicionais, baseados nas artes e nas culturas populares, àqueles que requeremtecnologia intensa. Essas indústrias apresentam grande potencial estratégico para a geração depropriedade intelectual, ocupações e renda. O artesanato apresenta-se como uma atividadecom grande valor econômico, social e cultural. Ancorado na produção manual, em geral àmargem dos esquemas de mercado, o artesanato inclui situações de inquestionávelcompetência artística e técnica, nem sempre conjugadas à contrapartida do sucessoeconômico. Nesse contexto, torna-se importante analisar a carreira destes sujeitos detentoresde competências artísticas e técnicas, analisando seu processo de inserção na carreira artesanale os motivos que os conduziram a tal decisão. O referencial teórico foi construído a partir daliteratura sobre empreendedorismo, indústria criativa e artesanato. Trata-se de uma pesquisade natureza qualitativa, classificando-se, quanto aos objetivos, como exploratória e descritiva.Quanto aos meios, utilizou-se de pesquisa de campo, pela técnica de história de vida, emestudo de casos múltiplos. Foram tomados como sujeitos, seis artesãos detentores do título de“Mestres da Cultura Tradicional Popular” ou “Tesouros Vivos da Cultura”, um títuloconcedido pelo Governo do Estado do Ceará, referente a um reconhecimento simbólico daimportância do artista popular no contexto cultural do Estado. A coleta de dados foi realizadapor meio de entrevistas com roteiro semi-estruturado. Os dados foram analisados por meio datécnica de análise de conteúdo. Além da presença de habilidades e talentos inatosapresentados pelos artesãos, outros fatores ou motivos justificam sua inserção na carreira, taiscomo: necessidade de realização, necessidade de sobrevivência, insatisfação com experiênciasprofissionais anteriores, ausência de outras oportunidades de trabalho e a forte identificaçãocom a atividade artesanal. Constatou-se ainda que Mestres da Cultura do Artesanato pareceminserir-se do grupo de pessoas que empreendem por necessidade, visto que, com baixos níveisde capacitação e ausência de opções de trabalho, estes artesãos se viram diante da necessidadede sobrevivência e, por isso, adotaram o artesanato como profissão.

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