EnANPAD 2011

Trabalhos apresentados


Construção da Imagem Institucional do Poder Judiciário - Uma Análise Baseada nas Campanhas Publicitárias do Conselho Nacional de Justiça


Informações

Código: APB1983
Divisão: APB - Administração Pública
Tema de Interesse: Tema 01 - Estado, Sociedade, Governo e Administração Pública

Autores

João Felipe Rammelt Sauerbronn, Marluce Dantas de Freitas Lodi

Resumo

O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) é um órgão do Poder Judiciário que visao aperfeiçoamento do serviço público de prestação jurisdicional que surgiu no escopo dastransformações da reforma do Judiciário iniciada em 2004. A partir de sua criação passou aexistir dentro do Judiciário um espaço para reflexão e orientação das práticas e doposicionamento institucional do Poder. Dentro do escopo de atuação do CNJ está oplanejamento das ações que promovam a mudança da imagem do Judiciário, objetivando oaumento da transparência e da celeridade do processo de prestação jurisdicional. Asiniciativas voltadas para o reposicionamento da imagem institucional do Poder Judiciárioincluem campanhas publicitárias lançadas desde 2008 pelo CNJ que buscam alterar a maneiracom a qual o Judiciário interage com a sociedade. O presente trabalho tem como objetivoapresentar uma compreensão a respeito de como o CNJ utiliza peças publicitárias paraconstruir a imagem institucional do Judiciário frente aos cidadãos. Para tanto, foramanalisadas as formas de comunicação utilizadas pelo órgão em suas peças publicitáriasoficiais. A partir da análise dessas peças foi possível oferecer uma interpretação a respeito daproposta de construção de imagem institucional deliberadamente promovida. Fica clara autilização de dois discursos publicitários que dão base à construção da imagem do Judiciáriopelo CNJ: o discurso operacional, que se refere fundamentalmente à divulgação de métodosde prestação jurisdicional que aumentem a celeridade do Judiciário; e o discurso social, quecoloca o Judiciário como condutor da discussão de temas controversos, como a punição àviolência contra a mulher, a aplicação de penas alternativas e a ressocialização de egressos dosistema prisional, o que claramente evidencia nova postura do Judiciário. Com objetivo decontextualizar essa discussão, o artigo apresenta os caminhos que levaram a reforma doEstado brasileiro a alcançar o Judiciário e o momento em que é criado o CNJ e têm início asações relacionadas à construção da imagem institucional do Poder Judiciário. Afundamentação teórica desse trabalho é composta pelos conceitos de marketing institucional,propaganda e imagem, que são abordados levando-se em conta a discussão pertinente aoPoder Judiciário. Foram analisadas oito peças publicitárias oficiais lançadas pelo CNJ noperíodo de 2008 a 2010, com o objetivo de investigar as formas de comunicação utilizadaspelo Judiciário. Para orientar a análise das peças publicitárias e do processo de construção daimagem institucional do Judiciário, foi utilizado o método de análise do discurso publicitárioproposto por Pinto (2002), que sugere uma abordagem interpretativa. Ao longo da seção deprocedimentos metodológicos, as funções de mostração (construção do universo do discurso),de interação (estabelecimento de vínculos socioculturais) e de sedução (distribuição de afetospositivos e negativos) são apresentadas e discutidas para que sirvam como base para a análisedas formas de construção de discursos publicitários presentes nas peças do CNJ.

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